Os impactos da pressão estética na autoestima de jovens e adolescentes

TEXTO I

Nas redes sociais, a perfeição parece estar ao alcance de um clique. Corpos esculpidos, cabelos impecáveis, rotinas de autocuidado dignas de filmes. Mas será que essa busca incessante por um padrão inalcançável está realmente tornando as pessoas mais felizes? 

A constante comparação nas redes sociais afeta a autoestima ao reforçar ideais inatingíveis de beleza, fazendo com que jovens e adolecentes, principalmente, sintam que nunca estão de acordo com o padrão estético.”Mesmo pessoas que estão muito dentro do padrão, ainda assim não são felizes, porque toda vez que alguém chega nesse padrão, uma nova regra é inventada”, explica a psicóloga Andreína Mouta.

O que vemos nas redes sociais raramente representa a realidade. Aplicativos de edição, filtros e ângulos favorecem um ideal de beleza muitas vezes inatingível. Para a psicóloga, esse padrão não é real e, justamente por isso, nunca poderá ser alcançado. “Esse cabelo perfeito, sem frizz, essa disposição que as pessoas mostram o dia inteiro para fazer autocuidado… tudo isso não condiz com a realidade. Não é todo mundo que pode pagar procedimentos estéticos ou ter tempo para treinar duas horas por dia e manter uma dieta super balanceada”, enfatiza Andreína.

O problema é que, mesmo sabendo disso, muitas pessoas ainda se sentem pressionadas a se encaixar nesses moldes. A influenciadora Victoria Santos já sentiu essa cobrança de perto. Para ela, a maior crítica que recebe é sobre seu sorriso. “Me cobram muito por causa do meu sorriso gengival e pequeno. Tem gente que critica mesmo, e outras que vêm dar aquele ‘conselho’ para eu colocar lentes”, falou Victoria, relembrando uma situação que viveu.

Disponível em: https://tribunadonorte.com.br/viver/o-impacto-das-redes-sociais-na-imagem-pessoal-das-mulheres/

TEXTO II

Disponível em: https://pertodistante.wordpress.com/2014/08/12/por-que-tanta-pressao-com-esses-padroes-de-beleza/

PROPOSTA

Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Os impactos da pressão estética na autoestima de jovens e adolescentes”, tendo em vista os seguintes aspectos:

• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;

• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;

• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e

• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.

Design sem nome (4)

CONHEÇA NOSSOS PACOTES DE CORREÇÕES

CONCURSOS PÚBLICOS
CONCURSOS MILITARES

Todos os direitos reservados© 2024 Curso Estratagema – Preparatório de Redação