TEXTO I
A carreira de influenciador digital surgiu com a popularização das redes sociais e da necessidade das marcas de promover seus produtos e serviços de maneira eficaz.
Assim, empresas fecham parcerias com influenciadores para alcançar um público específico. Ou seja, é uma fonte de renda promissora para os influenciadores, que recebem por publicações e campanhas patrocinadas.
O influenciador digital é um profissional que cria conteúdo para as mídias sociais a partir da sua rotina. Ele tem como objetivo atrair e influenciar o público. Assim, eles vão inserindo produtos e serviços utilizados no seu dia a dia, contextualizando de maneira natural a propaganda.
Eles podem atuar nos segmentos de bem-estar, moda e beleza, cotidiano, humor, curiosidades, esportes, entre outros.
Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/como-os-influenciadores-digitais-ganham-dinheiro,144af02b11357810VgnVCM1000001b00320aRCRD
TEXTO II
Muitos influenciadores podem gerar aprendizados positivos para a vida dos mais jovens, como já dissemos, mas existem comportamentos que precisam ser acompanhados de perto. O incentivo à busca constante por likes e visibilidade pode ter um forte impacto na vida de quem está em uma fase de intensa compreensão da própria identidade.
A necessidade de pertencer a um grupo, a construção de uma autoimagem, a aceitação consigo mesmo e a autoestima, para citar alguns exemplos, são dilemas comuns na juventude. Contudo, o padrão de “vida perfeita” vendido nas redes sociais, e intensificado por muitos influenciadores, mais atrapalha do que ajuda todos esses processos.
A vida perfeita e inalcançável vendida a muitos jovens pode desencadear problemas como crises de ansiedade e baixa autoestima. Padrões de relacionamento, alimentação, hábitos de consumo, produtividade, tudo entra na mira da juventude que convive nas redes.
No entanto, embora a discussão sobre os impactos dos influenciadores seja muito pautada pelo consumo — afinal, muitos fazem anúncios pagos no formato de “dicas” para a audiência —, é preciso lembrar de que eles também vendem discursos, como posições políticas, nesse mesmo formato “espontâneo”.
Esse cenário confuso, no qual é difícil distinguir o que é entretenimento e o que é patrocínio, apenas reforça a necessidade de as crianças e os adolescentes receberem uma educação para entender as mensagens que estão em jogo no mundo digital.
Disponível em: https://blog.mylifesocioemocional.com.br/influenciadores-digitais/
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Influenciadores digitais na sociedade: impactos positivos e negativos”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.