Consequências dos avanços tecnológicos das Forças Armadas brasileiras para a defesa nacional

TEXTO I

Durante o século XX, o mundo conhecia o desenrolar da guerra em praticamente três planos de atuação: o mar, o ar e a terra. Com a chegada do século XXI, pode-se observar países como EUA, Rússia, China, Índia e Israel a obter destaque nos domínios informacional, espacial e do ciberespaço. Recentemente, a Índia anunciou ao mundo a possibilidade de se abater um satélite no espaço e o Presidente americano Donald Trump autorizou a criação da Força Espacial dos Estados Unidos (United States Space Force – USSF), com o orçamento de oito bilhões de dólares para os próximos cinco anos a ser submetido à aprovação do Congresso dos EUA. De forma similar, observa-se no mundo a crescente utilização de ataques cibernéticos a grandes multinacionais e até mesmo a órgãos federais de diversos países com o objetivo de se obter dados privilegiados ou causar danos e prejuízos financeiros civis e militares.
Nota-se, ainda, que as ações de combate utilizadas atualmente nos três primeiros domínios conhecidos (mar, ar e terra) são caracterizadas pelo controle e emprego de armamentos que possuem alta capacidade de tecnologia agregada. A utilização de ataques a alvos civis e militares utilizando drones já é uma realidade e a melhor forma de defesa contra este novo ator do cenário da guerra ainda não está definida nem mesmo pelas grandes potências militares do mundo.
Hoje, o mundo baseia-se na tecnologia de inteligência artificial para a resolução de problemas em vários campos da vida como a medicina, o turismo, a segurança pública e o militar. O país, assim como seus órgãos institucionais, que não se aproximar de soluções que passam pelo uso da inteligência artificial estará caminhando para o insucesso, mesmo sendo possuidor das melhores ideias a serem implementadas nos diversos setores da sociedade moderna.

Disponível em: https://eblog.eb.mil.br/index.php/menu-easyblog/a-tecnologia-nos-conflitos-modernos-e-os-ensinamentos-para-asforcas-armadas-do-brasil.html

PROPOSTA

Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Consequências dos avanços tecnológicos das Forças Armadas brasileiras para a defesa nacional”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.

CONHEÇA NOSSOS PACOTES DE CORREÇÕES

CONCURSOS PÚBLICOS
CONCURSOS MILITARES

Todos os direitos reservados© 2024 Curso Estratagema – Preparatório de Redação