TEXTO I
O educador lembra que um estudo publicado nos EUA em 2021 apontou que o lançamento de jogos violentos aumenta a criminalidade. O dado mais assustador revelado nesta pesquisa é que o aumento da criminalidade entre jovens é quatro vezes maior (8%) do que entre adultos (2%). Vale lembrar que boa parte dos jogos extremamente violentos são rotulados como inadequados para menores de 17 anos. “Isso não é por acaso”, diz Jaime.
“Algumas pesquisas dizem que sim, jogos violentos estimulam a agressividade, contudo, boa parte das meta-análises feitas por diversas universidades ao redor do mundo apontam que a relação não é tão relevante. No entanto, uma nova análise feita entre 2015 e 2020 e publicada na revista ‘Perspectives on Psychological Science’ aponta um resultado muito diferente, não encontrando nenhuma ligação clara entre violência em videogames e agressão em crianças.”
TEXTO II
Jogos violentos podem dessensibilizar a noção de violência
Pesquisadora Luiza Chagas analisa que, embora possam servir de válvula de escape, ainda influenciam na percepção das situações.
Uma das consequências colocadas é que, além da possível influência da temática violenta no aumento do comportamento agressivo, também há a possibilidade de uma dessensibilização. “O outro ponto que também se relaciona com o consumo de mídia violenta via televisão ou até via esportes violentos é o fenômeno chamado dessensibilização para a violência. Dessensibilização é quando você é exposto a um determinado estímulo com frequência e ele vai perdendo o impacto que tem sobre si. A violência, num primeiro momento, costuma causar algum tipo de reação, a gente costuma querer se afastar dela na medida em que eu vou consumindo violência, mas, desse jeito, eu vou normalizando a presença da violência no dia a dia”, explica Luiza.
A determinação do impacto do consumo de jogos violentos ainda precisa de muita pesquisa devido à presença de diversos fatores que influenciam diretamente no indivíduo. “Essas associações são falsas porque elas são simplistas. É uma série de fatores de risco e de elementos que vão se somando num nível inconsciente: absolutamente qualquer pessoa pode ser influenciada pelo consumo de mídias violentas, independentemente dela estar raciocinando ou não sobre isso”, comenta a doutora.
Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/jogos-violentos-podem-dessensibilizar-a-nocao-de-violencia/
TEXTO III
Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/jogos-digitais-e-viol%C3%AAncia-uma-an%C3%A1lise-do-impacto-humano-jos%C3%A9-nicolau/
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A relação entre games violentos e a violência entre os jovens”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.