TEXTO I
“São cada vez mais abundantes as imagens de crianças crescidas – não no tamanho, necessariamente. Crianças que falam, se vestem, se maquiam, trabalham, alcançam fama, entendem de tecnologia e consomem, dentre outras coisas, ’feito gente grande’.
A ideia de uma infância acelerada e de crianças crescendo mais rápido aparece em diferentes cenários. Um deles, mais recentemente, é a internet. Nos últimos anos, as redes sociais têm sido um espaço fértil na gestação de celebridades mirins do funk. As performances, entretanto, fogem do imaginário infantil, e incluem letras e coreografias que fazem alusão ao sexo e às vezes ao uso de drogas, palavrões e figurino de ostentação-elementos que compõem o que alguns veículos de comunicação chamam de funk ousadia.”
TEXTO II
“Sobre as críticas que a filha recebe através da internet, Thiago afirma que tentar filtrar o que ela lê e publica.
— Melody (8 anos) reage normalmente às criticas. Ela não liga, leva na brincadeira. Muitos dos que a criticam depois voltam para falar bem e pedem desculpa. Ela dá risada dessas bobagens que falam. O assédio, de forma geral, não chega a afetá-la. Mesmo nova, ela sabe ser muito profissional.
— Falam mal só pelo funk. A Melody imita as caras e bocas que a Anitta faz e as pessoas acham isso demais (para idade dela). Ela não está falando palavrão, não está ‘fazendo sensualidade’ — defende o pai.”
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Erotização infantil: entre o mito e o perigo real”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.