A busca por justiça: entre o instinto de vingança e os limites éticos

TEXTO I

“No último domingo (16/03/25), o programa Domingo Espetacular da Record TV apresentou uma matéria sobre os números de linchamentos no país. Dentre as ocorrências apresentadas no dominical estava o do são-joanense Elvis Cleiton da Silva Batista, de 38 anos, morto por espancamento com barra de ferro no dia 10 de janeiro, no bairro Santa Cecília, em Juiz de Fora, após sofrer uma falsa acusação de ter cometido um estupro contra uma menina de 09 anos. 

Na matéria apresentada pelo programa, foram ouvidos Maria Cecília da Silva Santos e Eduardo Sávio da Silva, respectivamente, mãe e irmão de Elvis. A senhora Maria Cecília falou da injustiça sofrida pelo filho:

“É uma grande injustiça. Sabe por quê? Porque para mim é injustiça, porque matou inocente, gente. É difícil, porque… Eu tenho vídeo, sabe? Eu vejo todo dia. É… Eu não acredito. Gente, uma mãe vê um filho morrer daquele jeito. Meu Deus! Aí… O que está mais me acabando, ele é joelhado. E eles bateram, gente”. 

Já em sua participação, Eduardo Silva, irmão da vítima, contou sobre o baque sofrido pela família devido às circunstâncias da morte de Elvis e deu mais alguns detalhes sobre o ocorrido:

“Foi um choque, né? Foi um choque para todos nós, porque a gente não esperava que ele voltasse de Juiz de Fora para São João dentro do caixão. Dá mais da forma cruel, brutal, que foi a morte dele. A mãe da menina arrumou um carro e saiu pelo bairro Santa Cecília, chamando as pessoas, dizendo que um homem havia abusado da filha dela. Que ela chegou em casa e disse: “mãe, o homem agarrou”. Então, disseram que era o rapaz de blusa verde. Meu irmão estava com uma blusa verde por baixo de um colete. Então, ele foi acusado, disseram que foi ele, pegaram e bateram muito nele”.  

No dia 07 de fevereiro, a Polícia Civil descartou a acusação de estupro após um exame de corpo de delito na criança, que revelou apenas um arranhão no braço, causado por um cachorro. Até a própria mãe da menina chegou a admitir que não tinha certeza de que Elvis tinha feito algo contra a sua filha. As imagens do linchamento foram divulgadas nas redes sociais.”

Disponível em: https://emboabas.com/2025/03/17/caso-de-sao-joanense-morto-por-linchamento-e-destaque-em-programa-da-record/

TEXTO II

O tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 27 anos, e o vizinho Ronildo Moreira de Araújo, 29 anos, foram presos em flagrante por tortura, na noite desta sexta-feira (9), no Centro de São Bernardo do Campo. Eles são responsáveis por tatuar a inscrição “eu sou ladrão e vacilão” na testa de um adolescente de 17 anos.

Disponível em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/tatuador-e-preso-por-tortura-apos-escrever-eu-sou-ladrao-e-vacilao-na-testa-de-adolescente-no-abc.ghtml

TEXTO III

PROPOSTA

Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A busca por justiça: entre o instinto de vingança e os limites éticos”, tendo em vista os seguintes aspectos:

• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;

• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;

• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e

• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.

Design sem nome (4)

CONHEÇA NOSSOS PACOTES DE CORREÇÕES

CONCURSOS PÚBLICOS
CONCURSOS MILITARES

Todos os direitos reservados© 2024 Curso Estratagema – Preparatório de Redação