TEXTO I
“Desde 1998, o abandono é considerado crime no Brasil, com a Lei Federal 9.605/98, e em 2020, a Lei Federal 14.064/20 aumentou as penalidades para casos de maus-tratos, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, especialmente em situações envolvendo cães e gatos.
O médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi, acredita ser crucial lembrar que o abandono é uma forma de maus-tratos, causando sofrimento físico e psicológico aos animais, que são seres capazes de sentir emoções.
O abandono de animais urbanos resulta em consequências devastadoras para os animais e a sociedade como um todo. “Os animais abandonados frequentemente enfrentam fome, doenças, ferimentos e abusos nas ruas, estando expostos a perigos como atropelamentos, envenenamento e agressões por outros animais ou seres humanos. Além disso, os animais abandonados podem se reproduzir descontroladamente, contribuindo para a superpopulação de animais nas ruas, aumentando o sofrimento dos animais e representando riscos à saúde pública, já que animais sem cuidados adequados podem espalhar doenças”, observa.”
Disponível em: https://caesegatos.com.br/apesar-de-ser-crime-brasil-tem-30-milhoes-de-animais-abandonados/
TEXTO II

Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4449962931762926&id=221752247917370&set=a.222011831224745
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A ineficácia das leis brasileiras no combate ao abandono de animais”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.