TTEXTO I
Pirilo é um bull terrier de aproximadamente cinco anos. Um cachorro de raça, que chega a custar até R$ 7 mil num canil especializado. Em maio do ano passado, ele foi largado na rua com graves problemas de saúde, quase entrando em sepse.
Essa é apenas uma das muitas histórias de abandono de animais na cidade, drama que registrou um aumento de quase 250% no último ano, de acordo com a Comissão de Direitos dos Animais da Câmara dos Vereadores do Rio. Em abril, esse número cresceu ainda mais, chegando a 357% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Resgatado pela ONG Paraíso dos Focinhos, após passar por um tratamento de seis meses que custou cerca de R$ 9 mil, ele é um cão saudável, dócil e à procura de um lar.
Com 2.200 animais, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais, a Suipa, é outra entidade que não tem mais condições de receber novos bichos. Mesmo assim, é comum as pessoas deixarem animais amarrados em postes próximos da ONG.
Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/rio/abandono-de-animais-cresceu-250-no-ultimo-ano-25510015.html
TEXTO II

Disponível em: https://www.instagram.com/projetoquatropatassm/p/DDaDjgluSj7/
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Abandono e maus tratos a animais no Brasil: causas e resoluções”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.