TEXTO I
O Brasil produz por ano 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico. É o quinto país no mundo na lista dos que mais geram esse tipo de resíduo. E poderia ser muito mais. Pesquisas mostram que 85% dos brasileiros têm em casa algum aparelho que não usam e não sabem o que fazer com ele.
“Os produtos eletrônicos são tudo aquilo que você liga na tomada ou que utiliza uma pilha, uma bateria para funcionar. Depois que esses produtos não tiverem mais uma utilidade, passa a ser um lixo eletrônico, que aí é a importância de a gente recolher isso daí, dar uma destinação correta, evitar que seja descartado no solo, na água, que você pode causar algum tipo de contaminação”, explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
O plano nacional de resíduos sólidos determina que os fabricantes e importadores coletem em 2024 12% dos produtos lançados no mercado. Para o ano que vem, a meta é maior: 17%. Para isso, o setor mantém 6.250 postos de entrega voluntária espalhados pelo país. Mas a representante da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos diz que falta adesão do setor produtivo.
“A gente está falando então em torno de 200 empresas, a gente tem um universo de mais de 4 mil empresas e muitas estão fora, hoje não estão fazendo a logística reversa. E isso também atrapalha aquelas empresas que estão fazendo”, diz Helen Souza Brito, gerente de relações institucionais da Abree.
TEXTO II

Disponível em: http://nexjor-sites.upf.br/boaspraticas/?p=2381
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Como solucionar a problemática do lixo eletrônico?”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.