TEXTO I
“Nas missões que executamos, dificilmente estamos sozinhos. Ou estamos em grupo, ou, com algum companheiro. Desde o começo da nossa vida militar, aprendemos que temos que cuidar de nós mesmos e dos que estão conosco”.
Segundo-Sargento Luis Eduardo Silvério
“Não há povo sem a valorização da nação, do território, da sensação de pertencimento. Desde criança aprendi a cultivar tudo isso e passo essas ideias para os meus filhos e nos locais em que sirvo”.
Major Médica Ana Cláudia
“Além da valorização e reconhecimento pessoal, o principal benefício que visualizo no autoaperfeiçoamento é a possibilidade de aplicação do conhecimento acadêmico no local de trabalho. O conhecimento é o bem maior que temos e que ninguém poderá nos retirar. Quanto mais o utilizamos e o compartilhamos, mais este torna-se intrínseco a nossa rotina”.
Subtenente Gilson Debastiani
“A importância do espírito de corpo se resume na palavra coesão. Na vida da caserna, para desempenharmos nossas atividades militares, o grupo sempre será mais importante do que o indivíduo. Dessa forma, desenvolvendo esse valor militar na tropa, estaremos solidificando a ideia de que, para atingir os objetivos comuns, a participação cooperativa de todos será a chave para alcançar o sucesso”.
Subtenente Maurício Souza
“A coragem da tropa brasileira ficou evidente no caso do terremoto do Haiti. Lá, nossos militares deram respostas efetivas em curto espaço de tempo, foram proativos e audazes em todas as circunstâncias, superando o medo natural de enfrentar situações inéditas para nós, brasileiros”.
Coronel Pedro Aires
Disponível em: https://www.eb.mil.br/o-exercito/valores-militares
TEXTO II
Cidadania e patriotismo são valores particulares ao brasileiro. Enganam-se alguns quando imaginam que aquele é prevalente a este. Não é. Patriotismo consiste em sentimento voluntário, unilateral, de pertencimento. O brasileiro pertence ao Brasil. A cidadania, por seu turno, revela-se como exercício de direitos – muitos deles, assegurados na Constituição federal, Lei maior – e deveres civis, políticos e sociais. Cidadania não é sentimento voluntário, unilateral. É exercício de integração com uma sociedade politicamente organizada.
Nesse mister, o serviço militar traz consigo, desde a colonização, aspectos valorosos de cidadania e patriotismo. Já naquela época, revestia-se do caráter obrigatório de defesa das capitanias hereditárias – o “Regulamento de El Rei” determinava a colonos e proprietários de engenho a posse de armas. A historia é pródiga em fatos que demarcam o serviço militar como vetor de formação de cidadãos e patriotas. E, durante os anos, à prestação do serviço militar coube lugar de representação cívico-patriótica perene e profícua junto à sociedade civil brasileira.
Disponível em: https://www.forte.jor.br/2017/12/12/servico-militar-escola-de-cidadania-e-patriotismo/
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Patriotismo e cidadania: valores cultivados pelas Forças Armadas do Brasil”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.