A busca pelo bem-estar em uma sociedade que adoece seus sujeitos

TEXTO I

Ao longo da história, diversas teorias explicativas surgiram na tentativa de construir significados sobre a relação da estrutura e das funções do corpo com o meio ambiente, o que possibilitou a eclosão de diferentes narrativas do processo saúde-doença. Nesse sentido, numerosos projetos de intervenção foram criados de acordo com as necessidades coletivas de cada sociedade.

Para Breilh (2013), representante da medicina social latino-americana, a produção de doenças ocorre no plano coletivo e, portanto, não se pode desvincular o estudo do processo saúde-doença do contexto social em que está inserido. Nesse sentido, a fim de entender os processos pelos quais as relações sociais, a história e a cultura subordinam o biológico, é essencial investigar os sistemas estruturais de cada sociedade, cujas distintas formações sociais apresentam arranjos próprios e características particulares e, consequentemente, determinados perfis epidemiológicos. Seguindo essa lógica, é possível correlacionar a alta prevalência dos transtornos mentais na atualidade com o aumento da exploração e opressão advindas do capitalismo, sistema que produz desigualdade e impede um objetivo maior de emancipação e qualidade de vida, e com o modo de produção neoliberal, cuja psicologia moral de produtividade e do ideal empresarial do sujeito produz e gerencia o sofrimento (SAFATLE; SILVA JUNIOR; DUNKER, 2020).

De forma isolada, a área da saúde não consegue proporcionar vitalidade física e psíquica aos indivíduos – é necessário o empenho de parte significativa da sociedade para que seja assegurada a qualidade de vida ideal aos sujeitos. A consideração dos processos históricos como um dos geradores das problemáticas existentes acerca da saúde coletiva, formalizando a existência da interface entre as ciências naturais e as ciências humanas, é de extrema importância para o estabelecimento adequado da saúde mental.

Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/download/2779/1737/15020

TEXTO II

Disponível em: https://www.forumat.net.br/at/sites/default/files/arq-paginas/5869.compressed.pdf

PROPOSTA

Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A busca pelo bem-estar em uma sociedade que adoece seus sujeitos”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.

Design sem nome (4)

CONHEÇA NOSSOS PACOTES DE CORREÇÕES

CONCURSOS PÚBLICOS
CONCURSOS MILITARES

Todos os direitos reservados© 2024 Curso Estratagema – Preparatório de Redação