TEXTO I
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares de educação básica. A restrição se aplica tanto durante as aulas quanto nos intervalos e recreios, com o objetivo de reduzir distrações e promover um ambiente mais focado no aprendizado. No entanto, o projeto prevê exceções para o uso pedagógico, inclusão, acessibilidade e casos médicos, garantindo que a tecnologia possa ser utilizada de forma controlada e benéfica.
O autor do projeto, deputado Pastor Gil (PL-MA), argumenta que a proposta busca proteger crianças de até 10 anos de possíveis abusos e da exposição a conteúdos inadequados, além de preservar a concentração nos estudos. Segundo o texto aprovado, caberá às instituições de ensino criar normas e mecanismos internos para regulamentar a aplicação da medida. A justificativa também destaca o impacto positivo esperado na interação social e no desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Apesar da aprovação, o projeto gerou debates sobre a implementação e os desafios práticos da restrição. Críticos apontam a importância de encontrar um equilíbrio entre limitar o uso prejudicial de dispositivos e explorar seu potencial educativo. O projeto ainda precisa passar por outras instâncias legislativas antes de se tornar lei, mas já levanta discussões sobre o papel da tecnologia na educação e as responsabilidades das escolas na sua gestão.
Adaptado – Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1106874-COMISSAO-DE-EDUCACAO-APROVA-PROJETO-QUE-PROIBE-USO-DE-CELULAR-EM-ESCOLAS
TEXTO II

Disponível em: https://sobralemrevista.com.br/2024/02/09/mpce-cobra-que-escolas-publicas-e-privadas-impecam-uso-de-celular-em-sala-de-aula/
PROPOSTA:
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Quais os benefícios e desafios do uso de dispositivos móveis no ambiente escolar?”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.