TEXTO I
O aquecimento global não é mais assunto do futuro, já é presente, e a preocupação com sustentabilidade torna-se prioritária. O Brasil, por exemplo, está sofrendo com queimadas em seus principais ecossistemas, desmatamento, poluição da água e do ar, entre outros.
Para se ter uma ideia, no início deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que 2016 foi o ano mais quente na média global e 2019 foi o segundo mais quente desde 1850, quando as medições tiveram início. E isso só tende a piorar ano após ano.
A boa notícia é que existem iniciativas que visam combater este cenário pessimista. As construções sustentáveis são grandes exemplos neste sentido. O estudo HEALTHfx, feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, aponta que os prédios verdes geraram US$ 6 bilhões em benefícios combinados para a saúde e o clima ao longo de 16 anos.
Para ser sustentável, uma construção precisa ser reconhecida como tal, por meio de certificações. Assim como é feito com o rótulo dos alimentos que estão nas prateleiras do mercado, onde é possível checar os ingredientes e compostos, estes documentos deixam claro quais são as especificidades dos prédios comerciais, lojas de varejo, escolas, shopping, restaurantes e casas no quesito ecológico.
Texto adaptado. Disponível em O que são as certificações ambientais e qual a sua importância? – GBC Brasil
TEXTO II
Um mergulho no céu estrelado
Banho frio mantém relaxado
Olha só o relevo, que montanha linda!
Limonada gelada no almoço
Mil beijos com amor no pescoço
Quando se manifesta a beleza dessa vida
Embriagada no egoísmo que lhe embaça a visão
A humanidade enxerga a vida como competição
O concreto toma conta do que era verde
Desequilíbrio, miséria, fome e sede
Essa lógica corrói os seres humanos
Ferra o planeta e seus recursos naturais
Ignora o fato da existência de outros planos
E nos afasta de avanços espirituais
(Trecho adaptado de “Gruvi Quântico”, de Forfun)
TEXTO III
Não existe outro planeta habitável, pelo menos por enquanto. Isso já é motivo suficiente para se preocupar com a crise climática. Mas alguns outros fatores podem te deixar maiS alerta. Seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos… viverão nele. Pense no lugar em que você gostaria que fosse o lar deles.
O aquecimento global, que tem as ações humanas como principal causa, está aumentando ainda mais a temperatura da Terra. Assim, diversos sistemas estão sendo afetados. Essa mudança é refletida no abastecimento hídrico, com as secas severas, que reduzem a umidade do solo. Afeta não apenas o dia a dia doméstico, mas também pode provocar perda de espécie.
A saúde humana sofre com as consequências. Há o agravamento das doenças respiratórias, ou aquelas desenvolvidas por mosquitos que vivem em ambientes quentes.
Se não mudarmos nosso padrão de consumo, teremos mais plástico do que peixe nos oceanos em pouco anos. O material demora 400 anos para decompor.
Disponível em Preocupação com o futuro do planeta (uol.com.br)
PROPOSTA
Com base nos textos de apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O mundo contemporâneo preocupa-se com o futuro?”, tendo em vista os seguintes aspectos:
• Redija seu texto obedecendo a modalidade culta da língua portuguesa;
• utilize argumentos e fatos para fundamentar seu ponto de vista;
• consulte seu edital para dissertar de acordo com o número de linhas exijido pela banca avaliadora; e
• dê um título ao texto, caso essa seja uma exigência do seu edital.